Culinária da Zefinha

Receitas e dicas

Bolo de maracujá

bolomaracujaZEsta receita peguei no site Trem Bom da Amiga Valentina Jacome. http://trembom.com/bolo-de-maracuja-com-calda-de-flor-de-laranjeira/ A receita foi retirada do livro Indulgent Cakes. Fiz exatamente (quase) como descrito, troquei o buttermilk por iogurte grego e não acrescentei a flor de laranjeira na calda porque não encontrei. É delicioso! Maravilhoso!!!

Ingredientes:

Instructions:

Para o bolo:
Pre-aqueça o forno – 180ºC.  Unte uma forma tipo bundt e reserve. Eu como sempre uso a minha técnica que garante que o bolo vai ser da forma facilmente. (Untar a forma e levar à geladeira)
Separe todos os ingredientes – a maravilha do ‘mis en place’. Coloque a manteiga e açúcar em uma tigela e bata por uns 6 minutos. A mistura vai ficar bem clara e  fofa.  A estrutura do seu bolo se forma aqui, então  não corte caminho. Acrescente os ovos um de cada vez, batendo bem entre cada adição.  Depois desligue a batedeira e alterne os ingredientes secos com o iogurte. Deve dar umas 3 levas de cada. Misture delicadamente entre cada adição. Por fim coloque o suco de maracujá e usando delicadeza misture para que ele se incorpore à massa. Transfira a massa para a forma pre-untada e leve ao forno por uns 40 min.  Faça o teste do palito antes de usar. Caso não passe no teste leve ao forno por mais um tempinho.  Obs.: No meu forno elétrico foram 30 minutos
Para a calda:
Coloque o saquinho de chá de hortelã  em uma panelinha, e derrame a água (250ml) fervida por cima. Faça uma infusão de 5 minutos. Após este tempo retire o saquinho de chá e acrescente o açúcar e a polpa de maracujá.  Leve ao fogo e mexa até que o açúcar se dissolva. Depois baixe o fogo e deixe reduzir a calda. Por fim retire do fogo e acrescente a água de flor de laranjeira. Misture e deixe esfriar.Para servir:
Quando o bolo ficar pronto, retire do forno e transfira para uma grelha ainda na forma. Deixe esfriar um pouco – uns 10 minutos, e desenforme. Derrame a calda de maracujá por cima do bolo. Para um bolo quente a calda deve estar fria. Ou caso você deixe para fazer a calda depois que o bolo estiver pronto, o bolo deve ficar completamente frio antes que a calda quente seja derramada sobre ele. Uma outra alternativa é servir a calda juntamente com o bolo, e deixando as pessoas se servirem a gosto.

Anúncios

08/08/2014 - Posted by | Bolos e tortas doces

3 Comentários »

  1. Parece bom!

    Comentário por hellen | 15/06/2015

  2. Gostei demais Valentina! Eu e todos que provaram e aprovaram! Obrigada querida, mas vai ser um pouco dificil enviar uma fatia para Londres, rss…Bjs

    Comentário por Josefa | 03/10/2014

  3. Querida Josefa, fico tao feliz por vc ter feito esta receita e gostado. Me passa uma fatia?

    Comentário por Valentina | 09/08/2014


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: