Pão de Mel Delicakes

 

Pão de Mel Delicakes


imagem7

 Por Etienni Christina de Souza Zampoli

Esta receita foi a vencedora no Programa Mais Você hoje (27/03/2009)

Interessante que antes de saber o resultado eu imaginei que esta ganharia pelos ingredientes e o modo de fazer e também por ter sido a escolhida pela Samanta (Aquim) não poderia ser diferente!

imagem2Ainda não fiz, mas tenho certeza que é muito boa mesmo!

 

 

Para Massa

  • 490 gramas de açúcar mascavo
  • 400 ml de água
  • 05 ovos (separados clara e gema)
  • 700 gramas de farinha de trigo
  • 05 gramas de cravo em pó
  • 05 gramas de canela em pó
  • 25 gramas de chocolate em pó (32 ou 50)
  • 20 gramas de bicabornato de sódio
  • 10 gramas de fermento em pó
  • 250 ml de leite
  • 300 ml de mel

Para Calda

  • 200 ml de água
  • 10 gramas de acúcar mascavo
  • 03 pedaços de canela em pau
  • 10 grãos de cravo da índia
  • Para Cobertura
  • 1.5 kg de chocolate ao leite ou hidrogenado ao leite
  • 1 kg de chocolate 1/2 amargo

 

Faça uma calda com as 490 gramas do açúcar mascavo e os 400 ml de

agua. Leve em fogo baixo até dissolver completamente (cerca de 15

minutos). Passe para uma vasilha grande e deixe esfriar.

Bata as claras em neve e reserve.

Quando a calda estiver fria peneire a farinha de trigo, a canela

em pó, o cravo em pó e o chocolate, misture bem com a ajuda de um

batedor (fue). Na sequência adicione o bicabornato dissovildo no

leite e o fermento em pó peneirado. Acrescente as gemas uma a uma

e depois aos poucos adicione as claras reservadas e o mel.

Despeje em uma forma grande e alta (30×40) untada com manteiga e

chocolate em pó ou forrada com papel . Leve para assar em

forno pre-aquecido 180º por aproximandamente 40/50 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar.

Corte o bolo em quadrados. Derreta os chocolates e misture bem.

Banhe um a um. Depois de banhados leve a geladeira para terminar

de secar.

Rende aprox 96 pedaços.

27 pensamentos sobre “Pão de Mel Delicakes

  1. Olá Etiene.. Esta receita pode ser assada em forminhas de pão de mel e rechear com doce de leite??

  2. assisti ao concurso e gostei da receita pela simplicidade. gostaria de saber a validade em temperatura ambiente.

  3. Andrea… Boa noite!
    Muito obrigada pelo seu comentário!
    Me emocionou e me motivou ainda mais a dividir minhas receitas e de outras pessoas que tenho certeza são tão boas quanto!
    Essa receita é realmente muito boa e já tinha recebido retorno de uma amiga que passou a receita para uma pessoa que começou a vender também e está feliz com o retorno.
    Obrigada mais uma vez e volte sempre.
    A propósito, de onde você é?

  4. Oi boa noite para todos , so posso dizer que adorei a receita e deu tudo certo ja eh a terceira vez que faço e ja comecei pela fé vendendo isso mesmo ,nem sabia fazer mas coloquei a placa na minha porta que fazia e deu tudo certo ,nao vençco fazer todos pedem e eh muito saborosa mesmo te agradeço a sua boa vontade de passar a receita ,pois tenho garantido o pao de cada dia com sua receita beijos e vou fazer agora mais….valeu mesmo!!!

  5. Josefa, muito obrigada pelos seus comentarios!! Gostaria que a mensagem a baixo fosse postada à Mariana:

    Mariana,
    Acredito que realmente deva ter ocorrido algum erro na sua receita!!! Essa massa não tem como ficar borrachuda!!! Será que vc usou o batedor corretamente e mexeu até a massa ficar bem homogênea???
    Você é a única pessoa em 05 anos de pão de mel que diz que massa é horrível!!!
    Enfim, estou a disposição para qualquer dúvida que vc possa ter, mas acredito que antes de você colocar uma crítica indelicada e grosseira em qualquer receita, vc deveria tentar refazê-la, afinal vc pode ter errado ou até mesmo a padaria que pesou seus ingredientes!!!
    Todos que fizeram ou testaram a receita ficaram muito satisfeitos.
    Apenas para esclarecimento, quando participei do Programa
    chegamos 04 dias antes no Rio de Janeiro apenas para ficar fazendo as receitas, foram centenas de pão de mel feito por mim e pela equipe do Mais Você para testar e provar a idoneidade da receita, haviam Chefes de Cozinha renomados entre os jurados que provaram e elegeram o meu pão de mel O Melhor!!!
    Você dúvida da qualificação deles ou da veracidade do concurso???
    Fique a vontade para esclarecer suas dúvidas!!!
    Até mais!!!

  6. Obrigada, Josefa!
    Vou procurar melhor nos mercados, pois como não encontrei, achei que não existia!

  7. Regina:
    – você pode comprar cravo em pó, mas para moer em casa a dica é a seguinte:
    – coloque dentro de um saco plástico e com o batedor de carne ou similar você bate até transformar em pó ou se tiver um mini processador, melhor ainda.
    Obrigada pela visita e volte sempre!

  8. Testei a receita do pão de mel e foi um sucesso!
    M A R A V I L H O S A. Só gostaria de saber: como vocês moem o cravo? Há alguma dica fácil?

  9. Josefa, eu testei a receita e ficou muito boa, fiz de páscoa para os meus conhecidos e foi sucesso! Eu adaptei as quantidade para o quanto eu achava adequado, transformei as medidas para colheres hehehe.

    Tá lá no meu blog

    doutorgourmet.blogspot.com

    Acho que fiz referência até ao teu blog na receita! Hehehe
    Abração

  10. Noooossaaaaa Vandene!

    Adorei seu comentário, muito obrigada!
    Agora, gostaria de saber quem é você realmente.
    Eu existo mesmo, obrigada e adoraria te conhecer!

    Fale um pouco de você, de onde é e se tem algum site, blog, ou como me achou.
    Um beijinho e mais uma vez thanks!

  11. Mariana, obrigada pela visita, mas como você deve saber esta receita não é minha, mas publiquei antes de testá-la porque vi e gravei o passo a passo quando passou no programa Mais Você e como me considero uma ótima cozinheira (não preciso fazer uma receita para saber se ela ficará boa ou não, são anos de experiência, de tentativas e erros que me deram este conhecimento) não tive dúvidas em publicá-la aqui e tem mais, uma amiga fez, eu provei e realmente ficou uma maravilha. Talvez, para quem não goste, possa diminuir ou subtrair o cravo e a canela (acho que são estes temperos que vc faz referência). No mais, a massa ficou macia, úmida e muito saborosa.
    Será que não houve nenhum “engano” nos seus ingredientes?
    De qualquer modo agradeço a visita esperando que você volte e faça outras receitas do Culinária da Zefinha.
    Feliz Páscoa!!!
    🙂

  12. Olá pessoal.
    Me falaram tanto dessa receita, estava ansiosíssima para testá-lo, levei até em uma padaria os ingredientes para pesarem exatamente pra mim os valores da receita.
    No entanto, me surpreendi quando experimentei o primeiro pedaço… Tempero forte demais, massa borrachuda, horrível, e olha que segui a receita a risca =/
    Simplesmente perdi meu tempo… nem as visitas gostaram, nem vale à pena fazer.

  13. bah, muito legal, eu já fiz uma vez pão de mel, mas esse ai tá parecendo especial, vou testar.
    abraço e parabéns pelo blog

  14. Oi Boa tarde tamb[em achei de cara que seria ela a vencedora pela simplecidade do páo de mel e achei tamb[em bem fofinho parab[ens
    Queria pedir a vc um favorzinho ser[a que vc tem uma receita de bem casado e que quero confecsionar e ainda náo achei aqui em salvador um curso!! sera que vc poderia mim ajudar, grata bjossssssssss meu e-mail valmiraburgos@ig.com.br qualquer coisa passe por e-mailll

  15. Ola Josefa,

    Assim que estiver com o site/ blog, etc eu passo para vcs, por enquanto vcs podem ver meus trabalhos no http://delicakescandies.spaces.live.com/

    Laurita,

    Eu estou proxima a você, me passe um e-mail: delicakes@gmail.com
    Eu Morei em Curitiba e vendi muito pao de mel lá, mas quem é de paranaguá e a outra candidata que ficou o segundo lugar: Solange!!!

    Amanda,

    Eu sou de Sao Paulo, se vc quiser entre em contato comigo por e-mail, para eu poder atender seu pedido!!

    Beijos..

  16. Etienni Zampoli……..>
    Obrigada pela visita, obrigada por ter esclarecido sobre a calda e parabéns pela receita e faça um site, um blog e divida com a gente suas outras receitas que certamente devem ser deliciosas.

    Laurita…..>
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Sou do Rio de Janeiro, Barra da Tijuca.
    Bjs e volte sempre!

  17. Oi garota parabens pela receita,sou de osasco e gostaria de saber de qual regiao do brasil que vc é?pois me disseram que tu é de paranaguá,se tu é mesmo de la ,parabens duas vezes ,pois eu tbem sou de la,bjs.Lau.

  18. Olá, Obrigada pelo carinho e pela torcida de todos aqueles que estavam assistindo ao programa!!!!

    Quando a segunda calda, ela aparece no video da globo, pois é o pulo do gato da receita.
    Mais ai vai a explicação:
    Enquanto o bolo estiver assando, ferva os ingredientes da segunda calda por uns 05 minutos e deixe esfriar.
    Quando retirarem o bolo do fogo, passem a calda com um pincel por cima do bolo e leva a geladeria para que ela fique distribuida uniformemente pelo bolo.
    Depois de 01 hora, aproximadamente, vocês já podem cortar e banhar os pães de mel.

    Qualquer dúvida entrem em cotnato!!!

    Beijos…Obrigada mais uma vez.

  19. Maria Isabel….
    … É mesmo! No preparo da receita não diz, mas pela minha experiência, com certeza é para jogar no bolo assim que retirar do forno. Por isso ele fica molhadinho.

    Vou pesquisar e se for diferente aviso!
    Obrigada e volte sempre!

  20. Esta segunda calda acho que deve ser pra jogar no bolo ainda quente nao é? ois nao achei onde coloca-la, na receita nao tem o que fazer com ela. obrigada

Deixe um comentário

