Culinária da Zefinha

Receitas e dicas

Torta de Banana Caramelizada

Ingredientes:
2 ovos inteiros
2 xicaras de chá açúcar peneiradas
200ml de leite
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 pitada de sal
2 xicaras de farinha de trigo peneiradas
2 colheres de chá de fermento em pó
Para a calda caramelada:
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
5 bananas d’água grandes sem casca (óbvio) cortadas em tiras
Preparo:
Bater com garfo ou pode usar batedeira na velocidade lenta:
Bater bem os ovos (gemas e claras), depois acrescentar o açúcar, bater um pouco. Juntar a manteiga batendo sempre bem, sal, leite, a farinha e por último o fermento.
Calda:
Coloque  o açúcar numa panela para derreter em fogo médio.
Depois que ficar com uma cor caramelo junte a água e deixe ferver até a calda ficar grossa.
Untar uma forma com manteiga, mas só as laterais e coloque a calda no fundo da forma. Cubra com as bananas cortadas. Coloque por cima a massa da torta e leve ao forno pré aquecido a 180º até ficar dourada.

10/08/2010 - Posted by | Bolos e tortas doces, Uncategorized

5 Comentários »

  1. oiee, bom acabei de colocar o bolo no forno. vamos ver se realmente e uma delicia como parece rsrss e a primeira vez que entro neste neste site adorei tudo muito simples as receitas assim que ficar pronto eu voltarei a fazer o meu comentário!!!um grande abraço da sua mas nova amiga !!!

    Comentário por any mello | 07/03/2012

  2. Olá, adorei seu blog!!!! Fiz hj esta receita de bolo de banana e ficou uma delícia! Só que boa parte da calda ficou grudada na assadeira… Onde eu errei? Abraços!

    Comentário por Dani | 01/10/2011

  3. “Menina!!!” A receita foi um sucesso!!! O bolo ficou super molhadinho. A sua calda penetrou pela massa durante o cozimento, tornando a torta….huuummmm… sem palavras! O resultado foi que a torta durou o café da tarde!!! Risos!!!!
    Tive visitas amantes de bananas, e já viu, né?! Bem, adoooro ter uma “Julie ou Julia…” para acompanhar as receitas. O próximo passo será usar a farinha integral neste mesmo e acrescentar passas (adoro transformar suas receitas em integrais, dá sempre certo)e.. próximo ainda será fazer o de Banana Mascava, que já vi e já adorei. Escrevo este ‘testemunho’ muito menor do que aquilo que você merece e da quantidade com que uso o seu blog, para pedir: CONTINUE SEMPRE!!!! Você não tem idéia de quantas vidas transforma com suas receitas maravilhosas, testadas, aprovadas e cuidadosamente fotografadas e postadas. Quem gosta de cozinhar se comunica em uma lingua especial: é a sintonia mais sublime do amor… Um afetuoso abraço!!!

    Comentário por Cláudia | 11/10/2010

  4. Claudia, muito obrigada pelo comentário!
    Comentários como o seu me motivam a continuar fazendo “esta doação” do meu tempo, pois só quem tem um blog ou site de culinária sabe o tempo que levamos não só para preparar a receita, mas também fotografar, escolher as melhores fotos, publicar, muitas vezes tendo que diminuir, melhorar o ângulo e depois descrever a receita.
    Tenho certeza que vai adorar a torta, depois me conta.
    Boa noite e volte e sempre!

    Comentário por Josefa | 10/10/2010

  5. Pepita Gourmet! Eu queria justamente fazer um bolo de banana diferente do meu e… Achei! Vc não decepciona! Eu caramelizava diretamente na forma, sem agua. Estou doida para experimentar esta nova maneira. Está la no forno agora, lindo… Um bom feriado! Claudia

    Comentário por Cláudia | 10/10/2010


Deixe um comentário