Culinária da Zefinha

Receitas e dicas

Bacalhau grelhado

 

Escolha postas de bacalhau de qualidade, de preferência já dessalgado e do Porto, tipo gadus mohrua .

Deixe de molho na água para hidratar, mais ou menos 1 hora.  Depois disto retire e seque bem com toalha de  papel ou deixe escorrendo numa peneira.

Retire a pele delicadamente.

Enquanto isto, coloque uma boa quantidade de azeite para aquecer com alguns dentes de alho descascados e “sem o miolo”, aquela parte do meio.  Geralmente é essa parte que deixa “aquela” lembrança de alho na boca, rsss…

Coloque um pouco de azeite no grill, ou na churrasqueira, ou numa forma para ir ao forno.  Coloque o bacalhau e regue com o azeite e alguns dentes de alho que já estão dourados. Não mexa! Deixe a parte de baixo selar bem, quando sentir que está dourada pode virar.  Vai ver que assim o bacalhau não desmancha.

Regue com mais azeite e alho e deixe até dourar bem.  Não esqueça de ir colocando azeite aos poucos, para ficar bem molhadinho.

 

Sirva imediatamente com as “batatas ao murro”.



Anúncios

17/01/2011 - Posted by | Bacalhau, Peixes e frutos do mar, Prato principal

3 Comentários »

  1. Obrigada pela receita e por dedicar um pouquinho do seu tempo enviando. Vou ver se faço ainda esta semana. Já estou sentindo o gostinho…. Um carinhoso abraço.

    Comentário por Josefa | 29/03/2011

  2. Por aqui fazemos:
    Fazemos uma fogueira, quando está em brasas pomos uma grelha aberta e colocamos lá as postas de bacalhau.Deixa-se grelar de um lado e de outro.Num outro campo do lume está um taxo com batata pequena coberta de sal, a qual sem tirar a tampa vamos dando solavancos de modo a mexer as batatas.
    Depois de tudo grelhado, sacode-se o sal das batatas e colocam-se numa travessa já com o famoso murro.Lasca-se o bacalhau tirando o maor nº de espinhas possiveis e junta-se ás batatas.
    Num tachinho á parte colocou-se muitos alhos laminados e uma boa dose de azeite de oliva, deixa-se aquecer bem de modo ao alho soltar todo o seu sabor.
    Rega-se o bacalhau com as batatas com todo o azeite e o alho e envolve-se tudo.É delicioso.

    Comentário por Isabel Durão | 29/03/2011

  3. Olá mais uma vez, se quiser experimentar esta receita mas á Portuguesa diga , tenho todo o gosto de lha enviar. Beijinho doce.

    Comentário por Isabel Durão | 29/03/2011


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: