Culinária da Zefinha

Receitas e dicas

Tortillas Espanholas

Tortillas Espanholas 

Resolvi participar do evento do Blog da Valentina Trem Bom 
que está promovendo “Comidas da Memória” 
A minha receita, que sempre faço quando estou com pressa ou preguiça de 
fazer algo mais demorado e elaborado, é a Tortilla Espanhola. 
Esta é a minha receita da infância 
Interessante que faço igualzinho minha mãe, mas não tem o mesmo gostinho. 
Acho que é o “tempero da mamãe”que faz toda diferença! 
Lembro sempre que quando era criança minha avó e/ou minha mãe faziam pra nós. 
Inclusive para levar no lanche da escola. Levávamos uma fatia num pedaço de pão. 
Lembro que o cheirinho exalava pela sala de aula e sempre tinha 
um(a) coleguinha querendo um pedacinho. 
Até a professora já sabia e comentava. 

A receita é a seguinte: 

TORTILLA ESPANHOLA 

 

Pegue uma, duas ou três batatas, vai depender do tamanho e do número de pessoas, 
corte ao meio e depois em fatias (meias luas) ou em palitos. Se forem pequenas, corte 
em rodelas, não muito grossas. 
Lave, seque e reserve. 
Pegue uma cebola, pequena ou média, depende de quantas batatas você vai usar.
Corte, em rodelas ou então em pequenos pedaços. A escolha é sua. 
Pegue dois ou três ovos e bata como para omelete e reserve. 

Vamos fazer? 

Óleo na frigideira o suficiente para fritar as batatinhas, mas não coloque muito, o suficiente só para não grudar no fundo. 
Fritar ligeiramente, até ficar com aspecto de cozida. 
Junte as cebolas, remexa e frite mais um pouco até a cebola perder a cor de “crua”. 
Tempere com sal e pimenta a gosto 
Nessa hora você joga os ovos por cima, espalha na frigideira e deixa fritar um pouco. 
Aí……..você vira. Como? 
Coloque um prato sobre a frigideira, se não tiver prática, vá para junto da pia e vapt-vupt, 
vire e torne a levar à frigideira para dourar o outro lado. 
Achou difícil? Então pegue a frigideira e deixe a fritada escorregar para um prato 
e com a frigideira sem óleo (cuidado) coloque-a de cabeça para baixo sobre o prato e vire. Pronto. Volte para o fogo para dourar o outro lado. 
Tá pronta! Se não tiver muita preguiça, sirva com uma saladinha, ou então, 
faça como na minha infância, coma com um pedaço de pão. 
A explicação é longa, mas garanto que a execução não. 

E o resultado? Ah…….faça e depois me conte. 

Veja a sequência de preparo: 

31/05/2008 - Posted by | Entradas e Saladas |

2 Comentários »

  1. BOM DIA PEPITA: ESTOU NESTE MOMENTO FAZENDO UMA TORTILLA ESPANHOLA EXATAMENTE COMO ESTA. ESTAVA PESQUISANDO PARA VER ALGUMA NOVIDADE QUANDO DEPAREI COM A MESMA RECEITA. A DIFERENÇA É QUE COLOCO TEMPERINDO VERDE PICADINHO FICA MUITO BOA MESMO. MIMI

    Comentário por MARILY MORSHAK | 02/10/2010

  2. hoy estaba solo en casa y prepare esta tortilla, no la conocia de este modo, anteriormente la habia preparado con papas en torrejas muy delgadas y cocidas en aceite, ademas que le colocaba chorizo y eso.
    con tu receta me quedo muy comodo hacerla solo con una papa, media cebolla, un poco de comino, sal, ocupe solo un huevo y me quedo perfecta. aaaa
    antes de cologar el huevo le puse un poco de queso de cabra, lo ralle del mismo tamaño que las papas, creo que le coloque un equivalente a un cuarto de papa y cuando lo comi el queso estaba crujente. muy rico
    esta receta es muy muy facil y deliciosa. muchas gracias y seguramente la preparare otra vez

    Comentário por yury | 31/05/2008


Deixe um comentário

